PSICOTERAPIA

 Terapia Cognitivo Comportamental

A linha teórica que orienta meu trabalho é a Terapia Cognitivo Comportamente (TCC).

Esta abordagem propõe que as cognições influenciam as emoções e os comportamentos, assim como a maneira de se comportar pode influenciar significativamente os padrões de pensamentos e as emoções. A TCC é fundamentada em um modelo de pensamento, o qual indica que fazemos uma contínua avaliação das situações que vivenciamos.

A partir do nosso sistema de crenças, interpretamos os eventos do nosso cotidiano. A partir da forma como tendemos a pensar sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o futuro, fazemos avaliações da realidade. Como consequência desse funcionamento cognitivo, nossos pensamentos exercem influência direta sobre as emoções e as ações subsequentes. Este sistema pensamento-sentimento-comportamento recebeu o nome de modelo cognitivo.

Quando surgem situações de conflitos emocionais ou mesmo transtornos de ordem psíquica e, percebemos que não é possível enfrentá-los sozinho, está na hora de procurar ajuda de um profissional Psicólogo.

As queixas de dificuldade em aprendizagem, déficit de atenção e concentração, dificuldade no relacionamento interpessoal, são frequentes e diversificadas, levando os pais/responsáveis a procurarem ajuda profissional. A Psicoterapia Infantil é uma prática da Psicologia onde o profissional atua com técnicas ludicas para acessar os conteúdos da...

A vida adulta é repleta de desafios e cobranças, sejam elas internas ou externas, com isso é quase inevitável vivenciar situações conflitantes. A terapia cognitivo comportamental oferece recursos ao paciente em terapia, para superar as experiências conflituosas.

De acordo com a OMS Organização Mundial da Saúde, o processo de Envelhecimento Ativo é o envelhecimento como sendo uma experiência positiva, deve vir acompanhado de oportunidades contínuas de saúde, participação e seguridade.

A adolescência é uma fase onde ocorrem muitas transformações, mudanças e principalmente autocritica. Surgem incertezas, vários questionamentos e, todo esse processo está vinculado à construção da identidade do adolescente. A psicoterapia abrirá um leque de possibilidade para lidar com todas as mudanças e conflitos que possam surgir.