AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A Neuropsicologia é uma ciência aplicada que trata da relação entre comportamento e disfunção cerebral. A Avaliação Neuropsicóloga é um procedimento de investigação clínica com objetivo de avaliar as funções cognitivas, comportamental, emocional e da personalidade do paciente.
Com os resultados obtidos, através da bateria de testes, é possível identificar quais funções cognitivas apresentam déficit, bem como, quais se mantém preservadas, possibilitando assim, um tratamento mais efetivo e cuidados específicos para "habilitação" ou "reabilitação" do paciente.
Como é feita?
Através de análise clínica e aplicação de uma bateria de testes com materiais especificos para cada tipo de investigação. Assim, o neuropsicólogo será capaz de investigar o funcionamento cognitivo, estabelecer quais as habilidades e as dificuldades específicas do paciente.
Qual o objetivo?
Investigação do perfil cognitivo na presença de queixas impactantes na vida diária do paciente, tais como: desempenho ocupacional, aprendizagem, memória, linguagem e comportamentais.
Quando é indicada?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:
Uma avaliação deve ser realizada quando se percebem alterações no comportamento, no afeto e na cognição do indivíduo que estejam gerando problemas ou dificuldades em seus relacionamentos, atividades do dia a dia, trabalho e estudos. Também é possível realizar a avaliação para descobrir o potencial cognitivo de um indivíduo saudável.
O que é avaliado?
- Atenção, memória e aprendizagem;
- Planejamento e organização (funções executivas);
- Habilidades perceptivas e motoras;
- Habilidades visuo-espaciais;
- Habilidades acadêmicas;
- Resolução de problemas;
- Capacidade de raciocínio e julgamento;
- Linguagem;
- Humor e comportamento.