Psicoterapia Terceira Idade

03/07/2018

De acordo com a OMS Organização Mundial da Saúde, o processo de Envelhecimento Ativo é o envelhecimento como sendo uma experiência positiva, deve vir acompanhado de oportunidades contínuas de saúde, participação e seguridade.

As pessoas envelhecem em ritmos muito diferentes e, o resultado do processo de envelhecimento é uma conjunção de fatores de natureza genética, ambiental, do estilo de vida e nutricional.

Com a idade, algumas capacidades, como a velocidade de aprendizagem e a memória, diminuem, porém incapacidades e enfermidades crônicas são as grandes responsáveis pelo declínio produtivo na velhice.

O envelhecimento é um processo irreversível que se estende ao longo da vida do sujeito, porém envelhecer ocorre durante a vida inteira, sendo esse o processo da própria vida. Há a opção de envelhecer ativamente, estando sempre em constante movimento, atuando ativamente nas relações sociais que se estabelecem no meio em que vivem, a interação social, a contribuição na comunidade e familiarmente propicia um desenvolvimento saudável. Aqueles que se preparam para o envelhecimento e se adaptam às mudanças, se ajustam melhor à vida nas idades mais avançadas.

Durante a psicoterapia será possível realizar um trabalho preventivo ou de retardamento de tais incapacidades e enfermidades. Ao longo do processo psicoterápico, psicoterapeuta e cliente, farão uso de estratégias adaptativas à medida que inevitáveis mudanças vão acontecendo.